António de Oliveira Salazar nasceu em 1889, em Santa Comba Dão e era descendente de uma família de pequenos proprietários agrícolas.
A sua educação foi fortemente marcada pelo Catolicismo, chegando mesmo a frequentar um seminário. Mais tarde estudou na Universidade de Coimbra, onde veio a ser Professor de Economia Política.
Durante a 1ª Républica Salazar iniciou a sua carreira politica como deputado católico para o parlamento Republicano em 1921.
Durante a Ditadura Militar, Salazar foi nomeado para Ministro das Finanças, um cargo que exerceu apenas por quatro dias, devido a não lhe terem sido delegados todos os poderes que exigia. Quando Oscar Carmona chegou a Presidente da República, Salazar regressou à pasta das Finanças, com todas as condições exigidas (supervisionar as despesas de todos os Ministérios do governo).
O sucesso obtido na pasta das Finanças tornou-o, em 1932, chefe de governo. Em 1933, com a aprovação da nova Constituição, formou-se o Estado Novo, um regime autoritário semelhante ao fascismo de Benito Mussolini.
Sem comentários:
Enviar um comentário