segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

A Primeira vaga de descolonizações

Com o fim da 2ª guerra mundial e da divisão do mundo em dois blocos houve o arranque irreversivel dos processos de descolonização .
A Partir de 1945, desenvolveran-se entre os povos colonizados fortes sentimentos de recusa da dominação europeia e instalou-se uma enorme vontade de lutar pela dignidade de serem livres e responsáveis pelos seus próprios destinos .
Houve vários factores que contribuiram para tudo isto entre eles:
- o aparecimento entre os povos colonizados de vanguardas nacionalistas locais , encabeçados por burguesias nacionais e minorias intelectuais formados nas universidades europeias que tomam consciência da injustiça da dominação exercida sobre os respectivos povos e se colocam á frente de movimentos de luta pela independência;
- o enfraquecimento das potências administrantes;
- a participação de muitos povos colonizados nos exércitos europeus;
- o apoio dassuperpotências aos movimentos de libertação;
- a ascensão dos partidos de Esquerda na Europa.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

GATT

A redução dos obstáculos á circulação de mercadorias era uma pretensão das democracias ocidentais para viabilizar de forma eficaz os progressos da recuperação económica. Após algumas tentativas falhadas resultou de uma conferência em Genebra em 1947 a assinatura de um Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT), onde 23 paises se comprometeram a promover a redução de barreiras tendo em conta a constituição de um sistema de Comércio Multilateral Livre.

O Ideal de cooperação económica

Em Julho de 1944 um grupo de economistas de 44 paises reuniu-se em Bretton Woods, a fim de definir um conjunto de regras tendo em vista o estabelecimento das bases de uma nova ordem económica e financeira internacional , num quadro de cooperação e de estabilidade das moedas e dos câmbios .
Com o objectivo de garantir a estabilidade das moedas e do câmbio criou-se o novo sistema monetário internacional assente com o dólar como moeda padrão . O dólar tornou-se assim a tão bom como o ouro .
Nesta conferência , foram ainda criados dois organismos importantes:
- O Fundo Monetário Internacional (FMI), que tinha sede em Washington, ao qual recorriam os bancos centrais dos paises com dificuldades em manter a paridade fixa da moeda ou equilibrar a balança de pagamento .
-O Banco Internacional Para a Reconstrução e o Desenvolvimento (BIRD) com o objectivo a apoiar os projectos de reconstrução das economias destruidas pela guerra e fomentar o desenvolvimento económico.

Nota: Nesta parte não senti grandes dificuldades .

domingo, 7 de fevereiro de 2010

A Organização das nações unidas


No fim da 2ª guerra mundial Franklin Roosevelt pugnou nas cimeiras da "grande aliança" pela criação de um novo organismo mais consistente que ficou conhecido como Organização das Nações Unidas (ONU). O projecto foi acordado na conferência de Teerão em 1943 e foi ratificado em Ialta onde se decidiu a convocação de uma conferência com o fim de redigir e aprovar a carta fundadora das Naçõe Unidas .
Segundo a carta , a organização foi criada com os propósitos fundamentais de:
- Manter a paz e reprimir actos de regressão ;
- Desenvolver relações de amizade entre os paises onde houvesse igualdade entre os povos e no seu direito á autodeterminação ;
- Desenvolver a cooperação internacional no ambito económico, social, e cultural e promover a defesa dos direitos humanos .